Histórico

A Beringer Consulting foi criada em maio de 1998, em Porto Alegre, para desenvolver projetos de consultoria que reunissem o conhecimento e experiência em gestão de negócios com o uso efetivo e inteligente das tecnologias de informação. Naquele início a Beringer se apresentava ao mercado com 4 áreas de serviço: BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), ERP (Enterprise Resource Planning) e SCM (Supply Chain Management).

No final dos anos 90 havia uma forte mobilização no mercado para a implantação de sistemas transacionais corporativos (ERP’s). A Beringer participou ativamente de vários projetos desenvolvendo atividades de revisão e otimização dos processos de negócio ou mesmo de seleção e apoio à implantação de sistemas ERP’s. O ano de 1999 também foi marcante por registrar o início da participação da Beringer em projetos de BI (Business Intelligence), quando empregou sua experiência e conhecimento no uso de informações gerenciais para disseminar os conceitos e as tecnologias existentes no mercado. Fato marcante foi o evento de 13 de dezembro de 1999 realizado na FIERGS em Porto Alegre , quando a Beringer apresentou ao mercado um “Sistema de Informações Gerenciais para Vendas e Marketing” desenvolvido a partir de tecnologias da Oracle (mais especificamente com o Oracle Express, solução de BI disponibilizada na época pela Oracle).

Esta solução foi implantada pela Beringer em alguns Clientes, inicialmente com uma equipe própria de profissionais de TI. Já a partir de 2001 a Beringer fez a opção estratégica de concentrar sua atuação na consultoria de gestão e subcontratar empresas especializadas para participar nos projetos realizando a programação dos sistemas e implantação das tecnologias. Ainda em 2001 a Beringer começava a divulgar e apresentar no mercado soluções de gestão utilizando o conceito do BSC (Balanced Scorecard), desenvolvendo sua metodologia e criando protótipos para apresentar em eventos abertos.

Nos anos seguintes, a Beringer participou na implantação do BSC em várias organizações pública e privadas, nas diversas regiões do Brasil. A disponibilização de serviços mais abrangentes em Gestão da Estratégia (Planejamento Estratégico, Análises Estratégicas, etc.) foi uma evolução natural, fazendo com que a partir deste novo posicionamento a Beringer disponibilizasse ao mercado serviços mais abrangentes e integrados de Gestão de Negócios. O foco passou a ser a melhoria da Performance dos seus Clientes, a partir da formulação e execução de estratégias para seus Clientes.

Como forma de apoiar esta execução de estratégias, a Beringer passa a integrar ferramentas de gestão essenciais para o desempenho de uma organização, como a Gestão de Processos, a Gestão de Projetos, a Gestão Orçamentária e a Gestão por Indicadores. A implantação destes processos gerenciais, de forma isolada ou integrada, compõe atualmente a Unidade de Serviços de Processos de Gestão.

Após inúmeras experiências adquiridas durante quase 20 anos na implantação de processos de gestão, a Beringer acumulou um forte expertise na busca de melhores resultados para as organizações, seja no incremento de receitas, na redução de custos ou mesmo na melhoria da lucratividade dos negócios. Diante disso, a partir de 2016 a Beringer passa a atuar como uma extensão de seus clientes na busca de objetivos de redução de custos, aumento de receitas e aumento de lucros. Surge assim a Unidade de Serviços de Cogestão, onde o foco não é mais somente a implantação de um processo de gestão, mas o compromisso com um resultado a ser alcançado.