Gestão de Indicadores e Performance de Vendas

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Um dos maiores desafios de um Gestor de Vendas é alinhar e mobilizar toda a equipe para o atingimento dos resultados desejados: aumento da receita, da lucratividade, da retenção e satisfação de clientes, da qualidade dos serviços, entre outros. Neste curso, estaremos apresentando um método de Gestão de Vendas baseada em indicadores de desempenho, capaz de disseminar o entendimento das estratégias e planos de ação entre a equipe, assim como facilitar o monitoramento dos resultados pelos Gestores.

Objetivo Geral

  • Proporcionar aos participantes do curso o conhecimento e método necessário para implementar uma estratégia comercial eficaz, comunicá-la para toda equipe com clareza e objetividade e gerenciá-la de forma a gerar os resultados desejados.

A quem se destina

Diretores, Gerentes e Administradores das áreas de Vendas e Marketing interessados em conhecer abordagens práticas e eficazes para medir e gerenciar os resultados das vendas.

Programa

Módulo 1 – Conceitos de Gestão de Vendas orientada ao Resultado

  • Conceitos de Gestão do Desempenho e Alinhamento Estratégico
  • As dificuldades do processo tradicional de Gestão de Vendas
  • Requisitos de uma Gestão de Vendas orientada ao Resultado
  • Conceitos de Balanced Scorecard aplicados à Gestão de Vendas
  • Conceitos de estratégia, perspectivas, temas, objetivos, indicadores, metas e iniciativas

Módulo 2 – Metodologia para a melhoria e gestão do Resultado de Vendas

  • Como organizar e planejar um Projeto de implantação de uma Gestão do Desempenho de Vendas com base em Indicadores e Metas
  • O alinhamento de Vendas com a estratégia do negócio
  • As Diretrizes Estratégicas de Vendas
  • Definição de Objetivos de Vendas
  • Seleção dos Indicadores
  • Definição de Metas de Desempenho
  • Seleção de Iniciativas e Projetos Estratégicos de Vendas

Módulo 3 – Indicadores Padrão para a Gestão de Vendas

  • Indicadores Financeiros
  • Indicadores de Posição no Mercado
  • Indicadores da Proposta de Valor
  • Indicadores da Eficiência Operacional
  • Indicadores de Desenvolvimento

Módulo 4 – Práticas para a implementação de uma Gestão de Vendas orientada ao Resultado

  • O desdobramento dos objetivos
  • A capacitação e mobilização da equipe de Vendas
  • O alinhamento das metas com a remuneração e premiação da equipe
  • As Reuniões de Gestão do Desempenho de Vendas
  • A informatização de indicadores e informações gerenciais de Vendas

Módulo 5 – A Informatização da Gestão do Desempenho de Vendas

  • Requisitos para a Informatização dos Indicadores
  • Alternativas de Informatização
  • O Planejamento da Informatização
  • Exemplos de Projetos de Informatização dos Indicadores de Vendas

Método

  • Exposição conceitual
  • Debates em grupos
  • Exercicios em Grupo
  • Demonstração de sistemas informatizados

Turmas In-Company

Este treinamento pode ser dado em sua sua organização, criamos e adaptamos conteúdo instrucional de acordo com as suas necessidades.

Para maiores informações entre em contato.

Calendário

Porto Alegre – 24 e 25/08/2017

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Perguntas mais frequentes

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